segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Limguagem verbal e não - verbal.

       A linguagem é o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. Quando nos referimos à leitura de textos, a princípio temos a ideia de que o termo recai somente sobre um conjunto de palavras faladas ou escritas (diz o senso comum). As ciganas, contudo, dizem ler a mão humana, e os críticos afirmam ler um filme, logo, fazemos leitura de tudo o que nos cerca: os gestos, as situações, as gravuras, as fotos, os sons, o toque, o olhar, a vida e etc.
       A maior parte da atividade compreensiva de um texto acontece durante a leitura. Enquanto se lê um texto, as previsões e o conhecimento de mundo devem ser ativados.
                                                            Linguagem verbal: 
       É o uso da escrita ou da fala como meio de comunicação.
       Quando falamos com alguém, lemos um livro ou revista, estamos utilizando a palavra como código. Esse tipo de linguagem é conhecido como linguagem verbal, sendo a palavra escrita ou falada, a forma pela qual nos comunicamos. A linguagem verbal é a forma de comunicação mais presente em nosso cotidiano, pois através dela, expomos aos outros as nossas idéias e pensamentos.
Exemplo:

                                                           Linguagem não-verbal
      É outra forma de comunicação em que o código utilizado é a simbologia. Utiliza de outros meios comunicativos, como placas, figuras, gestos, cores, sons, ou seja, através dos signos visuais e sensoriais.
     A imagem abaixo é um exemplo de linguagem não-verbal, pois não utiliza do código escrito para transmitir o conteúdo. Esse sinal demonstra que é proibido fumar.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5AeuFYQQCiz7eJZOiVQ9NY7BwrQHwZfp_P_lD4e2xkDit7_oy8XTa3mz4q_LdP7Yto4itniux-GwaVY79f3QIsMQYAE-IDSFUaOi7jQ93f0xVqPOaMGaFEqb_rAqMdKF5omXWynvSSSg/s320/placa+proibido+fumar+1.jpg   (Acesso feito dia 3/11/2009)
     A linguagem pode ser ainda verbal e não-verbal simultaneamente, usando palavras escritas e figuras ao mesmo tempo, como nos casos das charges, cartoons e anúncios publicitários.

http://blog1c.files.wordpress.com/2007/05/charges_09.jpg (Acesso feito dia 3/11/2009)
2ª atividade

     Após a conceituação dos três tipos de linguagem expostos acima, proponha que os alunos sentem-se em grupos e entregue algumas gravuras para os alunos. Veja abaixo alguns exemplos.
     Cada grupo deverá decodificar a mensagem e escrever um parágrafo explicando o significado que a mensagem transmite.

http://garciabarreto.com.br/traffer/images/semaforo%2001.jpg (Acesso feito dia 3/11/2009)

http://limpall.com.br/loja/images/placa-sinalizacao-banheiro-masculino.%20gif  ( Acesso feito dia 3/11/ 2009)

http://www.semodemente.com.br/wp-content/uploads/2009/06/cartao-vermelho.gif  (Acesso feito dia 3/11/2009)
     Estipule um prazo com os alunos para a conclusão da atividade. Sugira que um relator de cada grupo fale sobre a imagem analisada por eles e a mensagem que conseguiram decodificar.

     Conclua com os alunos que todas as imagens podem ser facilmente compreendidas. Ressalte as principais características deste tipo de texto e, sobretudo, pontue a importância do conhecimento prévio para a interpretação do texto não–verbal.
     Na primeira gravura, sinal de trânsito é essencial que saibamos o seu significado, pois sua compreensão é fundamental não apenas para motoristas, mas para pedestres também. Quem vive em cidades onde os sinais de trânsito estão demarcados, tem contato com meios de comunicação e um contato considerado funcional com a escrita já tem sistematizado o conceito que esse símbolo possui e aliado a ele a cor que o caracteriza. Os signos e símbolos linguísticos são resultantes de  'combinados' feitos entre as pessoas independentes de onde residam e que línguas falem. Isso é feito para propiciar uma comunicação universal. Já imaginou como seria a vida de todos nós se a cada lugar onde fôssemos nos deparássemos com placas de trânsito totalmente diferentes? E as formas de pedir socorro? Por isso, os signos e símbolos têm esse caráter de universalidade: com eles garantimos a comunicação entre os homens.
      Na figura do cartão vermelho é importante que o leitor tenha conhecimento prévio sobre esportes que envolvam punições, como o futebol, para entender o contexto, cartão dado a um jogador quando ele é expulso. Em nenhuma delas há a presença de palavras. O que está presente é outro tipo de código.
      É perfeitamente possível decifrar as mensagens a partir das imagens. Chame a atenção para a imagem referente aos banheiros masculinos e femininos. Pergunte quais outros tipos de imagens eles já viram para identificar os banheiros em lugares públicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário